quinta-feira, 1 de abril de 2010

POP ART

Pop Art, movimento que usava figuras e ícones populares como tema de suas pinturas. Em meados da década de 60 os artistas, defendem uma moderna, irreal, que se comunique diretamente com o público por meio de signos e símbolos retirados do imaginário que cerca a cultura de massas e a vida cotidiana. Esse movimento, que é considerado chato, se coloca na cena artística como um dos movimentos que recusa a separação arte/vida. E o faz pela incorporação das histórias em quadrinhos, da publicidade, das imagens televisivas e do cinema. Assim, surge a Pop Art, na Inglaterra, através de um grupo de artistas intitulados Independent Group. Eduardo Luigi Paolozzi, Richard Smith e Peter Blake são alguns dos principais nomes do grupo britânico. A arte pop aproximou a Arte das massas como nenhuma outra arte conseguira fazer, pois desmistificou o que antes era visto "para poucos", se utilizando de objetos próprios dessa massa. Não só a cultura popular se torna um tema de arte, mas também a arte passa a ser integrante da cultura popular. Foi através da Pop que os filmes e as fotografias passaram a ir para o museu e as exposições internacionais. Alguns artistas Pop:

Roy Fox Lichtenstein

Roy Fox Lichtenstein foi um pintor estado-unidense identificado com a Pop Art. Na sua obra procurou valorizar os clichês da história em quadrinhos como forma de arte. O seu interesse pelas histórias em quadrinhos, como tema artístico, começou provavelmente com uma pintura do rato Mickey, que realizou em 1960 para os filhos. Ele sempre usava cores como azul marinho, amarelo, vermelho e branco, e sempre fazia contornos em preto para realçar mais as suas pinturas.

#

Wayne Thiebaud

Wayne Thiebaud é um pintor dos Estados Unidos. Seu estilo realista e o tema do cotidiano estão associados à Pop art, pois ele celebra o banal com uma mistura ambígua de familiaridade e desinteresse emocional. As cores azul, púrpura e verde são típicas do seu estilo e resultam da luz artificial e da radiante luz do sol da Califórnia onde vive e trabalha. Pintando normalmente o seu tema de memória, Thiebaud cria obras que têm um conteúdo nostálgico e frequentemente um tom humorístico.

#

Peter Blake

Sir Peter Thomas é um artista da pop art também, mais conhecido por ter sido o autor da capa do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. Também desenvolve significativa carreira na pintura, que incorpora imagens da cultura de massa e colagens. De 1946-1951 foi desenhador técnico na Gravesend School of Art. Pintou colagens com cores .Em 1981 tornou-se membro da Royal Academy de Londres. Após o seu realismo inicial juntou-se a Hamilton tornando-se uma das figuras chave da Pop Art em Inglaterra.

#

Andy Warhol

Andrew Warhola ou Andy Warhol foi um pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de pop art. O anos 1960 marcam uma guinada na sua carreira de artista plástico e passa a se utilizar dos motivos e conceitos da publicidade em suas obras, com o uso de cores fortes e brilhantes e tintas acrílicas. Reinventa a pop art com a reprodução mecânica e seus múltiplos serigráficos são temas do cotidiano e artigos de consumo, como as reproduções das latas de sopas Campbell e a garrafa de Coca-Cola, além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Elvis Presley, Che Guevara e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa. Estes temas eram reproduzidos serialmente com variações de cores.

#

David Gockney

David Hockney sempre recusou o epíteto de artista pop. Curiosamente nenhum outro artista britânico após a II Guerra Mundial suscitou, como ele, tão grande interesse por parte dos meios de comunicação social. A sua obra tem surgido frequentemente em publicações de grande tiragem, como a revista francesa Vogue, para a qual produziu diversos trabalhos em 1984 e 1985. Algumas das suas pinturas da fase californiana das piscinas, como A Bigger Splash, têm sido utilizadas para capas de livros, publicidade e até para ilustrar o estilo de vida da Califórnia.






2 comentários: